.

Escrito por Webmaster Categoria: site
Data de publicação Acessos: 482
Imprimir

saae logo 2013O abastecimento de água em Pirapora começou a funcionar em 1913. O contrato para a instalação do serviço foi firmado em 31 de outubro de 1911, pelo agente do executivo municipal de Curvelo, cônego Francisco Xavier de Almeida Rolim, com o cidadão José Sans, conforme autorização da câmara municipal daquela cidade, pois Pirapora ainda não havia se emancipado.
Depois o serviço de água foi entregue a Companhia Indústria e Viação de Pirapora (CIVP), por contrato firmado em agosto de 1918, que determinava um período de concessão com duração de 25 anos.
Com o vencimento do desse contrato, em 1953. O abastecimento de água passou a ser responsabilidade da prefeitura de Pirapora. Então em 1955 a partir da assinatura de convênio com a Fundação SESP, atual Fundação Nacional de Saúde (FNS) foi instituído como Autarquia Municipal o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pirapora, através da Lei nº 145 de 22 de abril de 1954 e reestruturado pela Lei nº 403 de 18 de março de 1964.
As primeiras intervenções para o equacionamento de abastecimento de água da cidade, realizadas em bases técnicas, ocorreram por volta de 1952. O antigo sistema de abastecimento de água de Pirapora consistia na captação feita através de dois poços tipo amazonas, com vazão de 20 litros por segundo, para atendimento de uma população de 15 mil habitantes.
Em 1957 foi desenvolvido projeto de uma estação de tratamento de água com capacidade nominal de 35 litros por segundo. No final da década de 1950, estava em curso o Programa de Participação Mútua Brasil-Estados Unidos que desenvolveu o projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
A partir de 1967, a rede de distribuição de água atingia 27 quilômetros de extensão e 1.945 ramais domiciliares.
Com a necessidade de reformulação do sistema, foi contratado um empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 313.219,00 para serem pagos num período de 20 anos. A obra resultou na ampliação da malha de distribuição, implantação de novas adutoras e reformulação da casa de bombas. O empréstimo foi assumido pela entidade com o aval da Prefeitura de Pirapora e foi totalmente quitado pelo SAAE.
O atual sistema do SAAE vai sendo gradativamente modernizado, com a renovação de suas instalações, substituição de equipamentos e automação de todo o sistema, o que vem permitindo um tratamento dentro dos mais rígidos controles de qualidade, com mais de 15 mil ligações de água, produzindo cerca de 440 mil metros cúbicos por mês e uma distribuição de água a 100% da população de Pirapora.
Gestão Moderna
A partir de 1995, a atual administração implementou uma gestão moderna de administração no SAAE, redimensionando as atividades e atribuições dos diversos setores, criando flexibilidade administrativa e viabilizando treinamentos para servidores.
A partir de 1997, a atual administração impulsionou a discussão sobre o Plano de Cargos e Salários, sendo implantado no ano de 1998 atendendo assim a demanda do SAAE. Fazendo-se necessário a modernização do mesmo, no ano de 2003 devido as expectativas de mercado de trabalho e competitividade do nosso sistema no setor de saneamento.
Também foram implantado o programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Algumas Realizações...
• Em 1996, o SAAE elaborou o Plano Diretor de Abastecimento de Água;
• Em 1996 foi firmado convênio de parceria com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco para cooperação técnica e formação dos servidores do SAAE nos cursos técnicos em Eletrotécnica, Informática e Química e Automação;
•1997 foi feito projeto de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA 1);
• Também em 1997, o SAAE chega a meta de 100% de abastecimento das residências do município;
• Em 1998, o SAAE incorporou ao seu patrimônio a capacidade produtiva das instalações que pertenciam à Copasa no Distrito Industrial, interligando os dois sistemas de abastecimento;
Ainda no ano de 1998, o SAAE com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da 30º Superintendência Regional de Ensino implanta na sede da Autarquia o curso Regular de Suplência do Ensino Fundamental- 1º a 4º Série, intitulado “Projeto Alfabetizar”, com projeto pedagógico desenvolvido pelo SESI/FIEMG, certificando em Julho do ano de 2001, a conclusão do Ensino Médio( 2º grau) todos os servidores do SAAE;
• 1998, foi elaborado O Plano Diretor de Esgoto Sanitário do Município, com alcance até o ano de 2020, contendo: os projetos básicos e executivos das unidades de coleta e tratamento dos esgotos sanitários; e o Plano de Controle Ambiental e licenciamento ambiental pelos órgãos competentes(COPAM e o IBAMA).
• 1998, o SAAE realizou reforma, ampliação e modernização da ETA I;
• 1999, a Autarquia inicia a substituição dos registros de retrolavagem de abertura mecânica para abertura eletrônica;
No ano de 2001, o SAAE implantou o Projeto de Educação Ambiental “Beija-Flor” nas escolas públicas do município de Pirapora, com alcance Ensino Fundamental;
• Também em 2001, um marco para o SAAE foi a interligação da ETA II ao sistema de abastecimento da parte alta da cidade, realizando reforma, ampliação e modernização da captação da ETA II, ampliando de 45 l/s para 150l/s;
• O SAAE em 2002 fez a revisão e adequação do Plano Diretor de Abastecimento de Água do município. Este novo plano tem alcance de projeto de 20 anos e já engloba todo o tratamento e distribuição de água do Distrito Industrial;
• Em 2002 foi feito reforma, ampliação e modernização da sede administrativa;
• Em setembro de 2002, foi implementada a 2ª etapa da reforma da casa de bombas com o remanejamento e estruturamento dos conjuntos de motobombas , e sendo as instalações elétricas foram substituídas (soft-starter em substituição a chave de partida manual) e alocadas em local mais seguro e operacional;
• Julho de 2003, o SAAE coloca no ar seu site www.saaepirapora.com.br, prestando serviços e informações a população;
• Setembro de 2003, foi feito à modernização do Laboratório bacteriológico com a aquisição de novos equipamentos;
• Em junho de 2004, o SAAE recebe o Outorga, ou seja, o direito de uso de recursos hídricos para a captação de água e lançamento de efluentes tratados no rio São Francisco, com finalidades de abastecimento público e esgotamento sanitário, emitido pela Agencia Nacional de Águas –ANA- através da Resolução nº 370, de 28 de junho de 2004.

Voce esta aqui:   HomeSAAEHistória

Ampliação do Programa de visitas

criancaEscolas públicas e particulares estão visitando as instalações do SAAE para conhecer de perto o funcionamento das etapas de tratamento de água. Este programa constrói cidadania e ajuda a divulgar o trabalho e serviços do órgão municipal de saneamento. Quer conhecer o SAAE? 

Agende sua visita.

Novo Site

icone siteInteratividade e acessibilidade. Ajude o SAAE a aprimorar o funcionamento do site. Envie sua sugestão e participe do nosso dia-a-dia.

 Av. Salmeron, 255  Pirapora - MG, 39270-000
(38) 3741-1530 ou 0800-283-1595

Atendimento