CONHEÇA O SAAE DE PIRAPORA
Serviço Autônomo de Água e Esgoto
O SAAE tem como missão garantir a universalização da prestação de serviços de abastecimento de água e, em breve, do esgotamento sanitário de Pirapora, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população e assegurando bem-estar social, colaborando com o impulso ao desenvolvimento sustentável do município, investindo no crescimento socioeconômico, com postura socialmente responsável e ecologicamente correta, promovendo a saúde pública e preservando o meio ambiente.
História do SAAE
Processo de Instalação:
Implantado em 1913 o serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Pirapora SAAE iniciou o processo de instalação em 31 de outubro de 1911, em acordo firmado pelo agente do executivo municipal de Curvelo, cônego Francisco Xavier de Almeida Rolim, e José Sans, pois Pirapora ainda não havia sido emancipada.
Concessão do serviço pela CIVP:
m 1918 à Companhia Indústria e Viação de Pirapora (CIVP), por contrato assumiu a concessão do serviço de abastecimento por um período de 25 anos.
Primeiras Intervenções:
Em 1952 foram feitas as primeiras intervenções com bases técnicas para o equacionamento de abastecimento de água da cidade. Na época o sistema de captação era feito através de dois poços tipo amazonas, com vazão de 20 litros por segundo, para atender uma população de 15 mil habitantes.
Convênio com a Fundação Nacional de Saúde:
Em 1953, o município assinou convênio com a Fundação SESP, atual Fundação Nacional de Saúde (FNS) e passou a ser responsável pelo abastecimento de água, instituindo como Autarquia Municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através da Lei nº 145 de 22 de abril de 1954 e reestruturada pela Lei nº 403 de 18 de março de 1964.
Projeto de estação de tratamento de água:
Em 1957 foi desenvolvido o projeto de uma estação de tratamento de água com aumento da capacidade nominal para 35 litros por segundo.
Desenvolvimento do projeto ETA:
No final da década de 1950, estava em curso o Programa de Participação Mútua Brasil-Estados Unidos que desenvolveu o projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
A partir de 1967, a rede de distribuição de água atingiu 27 quilômetros de extensão atendendo 1.945 ramais domiciliares.
Através de empréstimo contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi realizada uma ampliação da malha de distribuição, implantação de novas adutoras e reformulação da casa de bombas. O empréstimo foi assumido pela entidade com o aval da Prefeitura de Pirapora e foi totalmente quitado pelo SAAE.
Processo de modernização administrativa na Autarquia:
Em 1995, iniciou o processo de modernização administrativa na Autarquia, redimensionando as atividades e atribuições dos diversos setores, criando flexibilidade administrativa e viabilizando treinamentos para servidores.
Implantação do Plano de Cargos e Salários e os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional:
A partir de 1997, deu início a discussão sobre o Plano de Cargos e Salários que foi implantado em 1998 atendendo assim à demanda do SAAE. Em 2003 foi feita uma revisão do PCS devido às expectativas de mercado de trabalho e competitividade do nosso sistema no setor de saneamento.
Também foram implantados os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Plano Diretor de Abastecimento de Água
Em 1996, o SAAE elaborou o Plano Diretor de Abastecimento de Água.
Convênio de parceria com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco
Em 1996 foi firmado convênio de parceria com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco para cooperação técnica e formação dos servidores do SAAE nos cursos técnicos em Eletrotécnica, Informática e Química e Automação.
Projeto de modernização da ETA I :
Em 1997 foi feito projeto de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA 1); também em 1997, o SAAE chega a meta de 100% de abastecimento das residências do município.
Incorporação da capacidade produtiva ao patrimônio e implantação de curso na sede da Autarquia:
Em 1998, o SAAE incorporou ao seu patrimônio a capacidade produtiva das instalações que pertenciam à COPASA no Distrito Industrial, interligando os dois sistemas de abastecimento de água.
Ainda no ano de 1998, o SAAE com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da 30º Superintendência Regional de Ensino implanta na sede da Autarquia o curso Regular de Suplência do Ensino Fundamental- 1º a 4º Série, intitulado "Projeto Alfabetizar", com projeto pedagógico desenvolvido pelo SESI/FIEMG, certificando em Julho de 2001, a conclusão do Ensino Médio(2º grau) todos os servidores do SAAE.
Plano Diretor de Esgoto Sanitário do Município:
Em 1998, foi elaborado O Plano Diretor de Esgoto Sanitário do Município, com alcance até o ano de 2020, contendo: os projetos básicos e executivos das unidades de coleta e tratamento dos esgotos sanitários; e o Plano de Controle Ambiental e licenciamento ambiental pelos órgãos competentes (COPAM e o IBAMA).
Ampliação e modernização da ETA I:
Em 1998, o SAAE realizou reforma, ampliação e modernização da ETA I (Estação de tratamento de Água).
Substituição dos registros de retrolavagem:
Em 1999, a Autarquia inicia a substituição dos registros de retrolavagem de abertura mecânica para abertura eletrônica.
Implantação do Projeto "Beija-flor" e interligação da ETA II :
No ano de 2001, o SAAE implantou o Projeto de Educação Ambiental "Beija-Flor" nas escolas públicas do município de Pirapora.
Também em 2001, um marco para o SAAE foi a interligação da ETA II ao sistema de abastecimento da parte alta da cidade, realizando reforma, ampliação e modernização da captação da ETA II, ampliando de 45 l/s para 150 l/s.
Revisão e adequação do Plano Diretor de Abastecimento de Água do município :
O SAAE em 2002 fez a revisão e adequação do Plano Diretor de Abastecimento de Água do município. Este novo plano tem alcance de projeto de 20 anos e já engloba todo o tratamento e distribuição de água do Distrito Industrial.
Mudanças na sede administrativa:
Em 2002 foi feito reforma, ampliação e modernização da sede administrativa.
Implantação da 2º etapa da reforma da casa de bombas:
Em setembro de 2002, foi implementada a 2ª etapa da reforma da casa de bombas com o remanejamento e estruturação dos conjuntos de motobombas, as instalações elétricas foram substituídas (soft-starter em substituição a chave de partida manual) e alocadas em local mais seguro e operacional.
Iniciação do site e investimento para melhoras no Laboratório bacteriológico:
Em 2003, o SAAE colocou no ar seu site www.saaepirapora.com.br, para prestar serviços e informações à população.
No mesmo ano foram feitos investimentos para a modernização do Laboratório bacteriológico com a aquisição de novos equipamentos.
Recebimento da Outorga:
Em 2004, o SAAE recebeu a Outorga, de direito de uso dos recursos hídricos para a captação de água e lançamento de efluentes tratados no rio São Francisco, para o abastecimento público e esgotamento sanitário, emitido pela Agência Nacional de Águas –ANA- através da Resolução nº 370, de 28 de junho de 2004.
Inauguração da estação de tratamento de esgotos sanitários:
Em 1º de junho de 2008 foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários.
A ampliação de redes de coleta de esgoto sanitário vêm acontecendo gradativamente, hoje, 60% da população é atendida com a coleta do esgoto sanitário em suas residências. O esgoto coletado é devidamente tratado e devolvido ao leito do rio São Francisco dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos ambientais.
Incorporação de serviços de limpeza e manejo de resíduos sólidos:
Em 2011, foi incorporado ao SAAE Pirapora os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no rol de suas atribuições.
Substituição e ampliação de abastecimento de água no bairro Sagrada Família:
Ainda em 2011, o SAAE substituiu e ampliou a rede de abastecimento de água do bairro Sagrada Família.
Construção da estação Elevatória de Água e substituição a rede adutora da ETA II:
Em 2012, foi construída a estação Elevatória de Água Tratada no bairro Nova Pirapora e substituiu a rede adutora da ETA II interligando as redes da parte alta da cidade.
Substituição e incorporação das redes de água no bairro Santo Antônio :
Em 2013, começou a substituição das redes de água no bairro Santo Antônio, incorporando também as atividades de drenagem de águas pluviais.
Conclusão do projeto de construção de rede adutora e casa de bombas :
Em 2014, o SAAE concluiu o projeto de construção da rede adutora e casa de bombas, para melhorar o abastecimento de água no bairro São Geraldo e nos novos conjuntos habitacionais.
Iniciação da operação de nova célula no aterro sanitário:
No mesmo ano, iniciou-se a operação de uma nova célula no aterro sanitário, garantindo o adequado manejo dos resíduos sólidos.
O novo sistema de captação de água bruta da ETA I, obra orçada em mais de R$6.000.000,00, passou a garantir o abastecimento de água tratada para toda a população.
Atual sistema:
O atual sistema do SAAE vai sendo gradativamente modernizado, com a renovação de suas instalações, substituição de equipamentos e automação de todo o sistema, o que vem permitindo um tratamento dentro dos mais rígidos controles de qualidade, com mais de 20 mil ligações de água, produzindo cerca de 455 mil metros cúbicos por mês e uma distribuição de água para 100% da população de Pirapora.
O SAAE é uma Autarquia integrada, que desempenha as funções de saneamento básico, conforme preconiza a Lei 10.445/2007 – Lei do Saneamento Básico.Que visa garantir a universalização da prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário, coleta e destinação final dos resíduos sólidos e a drenagem das águas pluviais, assegurando bem-estar social, e o desenvolvimento sustentável do município, com postura socialmente responsável e ecologicamente correta!
O SAAE busca o aprimoramento constante dos serviços prestados aos usuários, com comprometimento e responsabilidade que visam excelência no atendimento.
Missão, Visão e Valores
Missão
Garantir a universalização da prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário de pirapora, assegurando bem-estar social, colaborando com o desenvolvimento sustentável do município, investindo no crescimento socioeconômico, com postura socialmente responsável e ecologicamente correta.
Visão
Autarquia integrada e comprometida com a sociedade, investindo sempre na inovação, no empreendedorismo e na superação de desafios, tornando-se competitiva e referência no desenvolvimento de pesquisas e na aplicação das novas tecnologias de gestão, buscando a excelência no setor de saneamento.
Valores
Os valores do SAAE fundamentam-se na busca constante do aprimoramento dos serviços prestados aos usuários de Pirapora. Comprometimento e responsabilidade social com a população. Além de atendimento a todos de forma cortês, honesta e transparente.
O meio-ambiente é tratado com cuidado e atenção especial, por meio de monitoramentos sistemáticos que tem por objetivo garantir sua segurança e perpetuação durante as gerações vindouras.
Organograma
🟨 Diretoria
Diretor: Luiz Cláudio Costa
🟩 Diretoria Adjunta
Diretor Adjunto: Bruno Santos Guimarães
🟩 Diretoria Jurídica
Diretor jurídico: Danilo Burle Carneiro de Abreu
🟩 Controle Interno
Controlador interno: Izabela Leite Ferreira
🟩Diretoria Administrativa e Financeira
Diretor Administrativo Financeiro: Joaquina Pereira da Silva Fernandes
🟦 Seção de Material e Patrimônio
Chefe de seção: Suellen Nascimento Bezerra
🟧 Encarregado dos serviços de Almoxarifado e Patrimônio
Carlos Eduardo Antunes de Castro
🟧 Encarregado dos serviços de Transportes e Controle de Frota
Lucas Souza de Pietra
🟦 Seção de Licitações e Contratos
Chefe de seção: Paulo Vittor Pacifico Mainart
🟦 Seção Comercial
Chefe de seção: Renan César Alves da Paixão
🟧 Encarregado dos serviços de Contas e Consumo
Rafael Dias Rodrigues
🟧 Encarregado dos serviços de Dívida Ativa
Alcinei Alves de Souza
🟦 Seção de Recursos Humanos e Apoio Administrativo
Chefe de seção: Renata Celestino Nobre
🟧 Encarregado dos serviços de Secretaria
Oremíria Santos Cardoso
🟦 Seção Financeira
Chefe de seção: Farley Norberto Alves Durães
🟩 Diretoria Operacional
Diretor Operacional: Patrick Cláudio Nascimento Valim
🟦 Seção de Manutenção e Expansão de Redes de Água
Chefe de setor: Marcelo Leonardo Ferreira Mainarte
🟧 Encarregado dos serviços de Corte e Religação
José Roberto Cardoso
🟦 Seção de Manutenção e Expansão de Redes de Esgoto Sanitário
Chefe de setor: Leidson Luiz Dias Marinho
🟧 Encarregado dos serviços de Expansão de redes de Esgoto Sanitário
Welton dos Santos Rodrigues
🟦 Seção de Tratamento de Água e Esgoto Sanitário
Chefe de seção: Ênio Franco Agapito Rosa
🟧 Encarregado dos serviços de Tratamento de Esgoto
Deusdete Veras da Silva Junior
🟧 Encarregado dos serviços de Controle da Qualidade da Água e Esgoto Sanitário
Ana Maria dos Santos Magalhães
🟦 Seção de Oficina Eletromecânica
Chefe de seção: Marcelo Lacerda Rocha Junior
🟦 Seção de Manejo de Resíduos sólidos
Chefe de seção: Inácio Gabriel Rodrigues da Cruz
🟧 Encarregado dos serviços de Coleta e destinação de Resíduos Sólidos
Vilson Rodrigues Pereira
🟩 Diretoria de Planejamento e Projetos
Diretor de Planejamento e Projetos: Janeir Soares Barbosa
🟩 Seção de Ouvidoria e Qualidade
Chefe de seção: Lucas Diniz Ferreira
🟩 Seção de Comunicação
Chefe de seção: Adriana Gonçalves Menezes