PERGUNTAS FREQUENTES

Tarifa Social

Para auxiliar as famílias de baixa renda o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora - SAAE, conta com a tarifa social.

A tarifa social é voltada para atender famílias que preencham os requisitos como renda familiar máxima de um salário mínimo, moradia de até 50m² de área construída e consumo de até 15 metros cúbicos de água por mês.

Pessoas que preencham os requisitos devem procurar o SAAE com a documentação necessária para avaliação.

Documentação necessária: 

 ❓ Onde e Como tirar segunda via de conta?

Para emitir a segunda via da conta de água basta entrar na Agencia Virtual e digitar seu ID eletrônico (esse ID consta em qualquer conta do usuário). Assim você terá acesso a todo histórico de contas para aquele ID, clique na conta que deseja segunda via e será possível imprimi-la.

❓ Posso colocar cadeado na caixa do padrão para evitar que danifiquem o meu hidrômetro?

Não.  A obstrução do padrão está em desacordo com o Regulamento do SAAE/Pirapora (Decreto 16/2009). Esse procedimento pode impedir a leitura provocando erros no faturamento das contas, além de impossibilitar o acesso dos servidores caso seja necessária alguma manutenção. 

Como fazer pedido de ligação nova?

Para um pedido de uma nova ligação é necessário solicitar requerimento no atendimento do SAAE, e para que o pedido de ligação nova seja executado, é preciso atender às seguintes observações:

01) Providenciar cópias legíveis de CPF, identidade, bem como certidão de número do imóvel (documento obtido na Prefeitura);

 02) Colocar o número do imóvel no muro, ou escrevê-lo com tinta a óleo na caixa protetora do hidrômetro;

 03) Instalar a caixa protetora de hidrômetro no lado externo do imóvel. Se não houver muro, construir uma mureta para instalá-la;

 04) Deixar cortado no muro/mureta o lugar por onde passará a tubulação de água do SAAE. Se houver calçada, cortar até o meio-fio. O usuário fará a reposição da calçada;

 05) O corte na lateral da mureta deverá ser feito na mesma profundidade e alinhamento dos furos caixa protetora de hidrômetro;

 06) Não concretar o local onde será instalada a tubulação de água do SAAE até a completa execução dos serviços por parte do SAAE;

 07) O padrão deve estar a, pelo menos, um metro de distância da fossa séptica, se houver;

08) A parte inferior da caixa protetora do hidrômetro tem de estar a pelo menos 70 cm de altura em relação ao nível da calçada;

09) Notar que a capacidade de reservação de sua residência deve obedecer ao mínimo de 150 litros por pessoa por dia (evitando assim problemas de falta d´agua);

 10) Somente são aceitos para ligações novas de água o de vazão de no mínimo 3m3/h. O SAAE não recomenda a utilização de hidrômetro com vazão de 0,75m3/h. 

 11) Providenciar os materiais listados na tabela abaixo e deixá-los na Seção de Atendimento ao Consumidor, para que seja feita a instalação;

 Lista de materiais necessários, a serem adquiridos pelo usuário:


❓ Qual o prazo para execução de uma ligação nova?

As ligações novas de água e esgoto tem um cronograma estipulado pela Autarquia que varia de 7 a 15 dias para execução. Ressalte-se que pode haver variação/dilatação ou até mesmo antecipação do prazo acima de acordo com as demais demandas das atividades operacionais da Autarquia.


❓ A suspensão do fornecimento (corte) é feito somente depois que vence a terceira conta?

Não. O corte deve ocorrer depois de decorridos 30 dias depois de vencida a conta. Devido a esse prazo, geralmente coincide de o usuário ter três contas em aberto.

Por que cobrar 15 m³ mesmo se a pessoa consumir bem menos do que os 15 m³ ?

Os 15m³ são a tarifa mínima do SAAE/Pirapora. Ela está em acordo com o Decreto Municipal 16/2009, que versa sobre o esquema tarifário da Autarquia.

 Como fazer análise laboratorial?

É necessário ir pessoalmente na secretaria do SAAE/Pirapora e realizar uma solicitação para a análise.

Por que as contas de água estão chegando com tanta antecedência?

Anteriormente, os leituristas realizavam a leitura e as contas eram entregues posteriormente pela agência dos Correios. Com a implantação do processo do processo de leitura e impressão simultânea, se ganha o tempo que era destinado à impressão das contas e postagem pelos Correios. Uma vez que, que as contas são entregues no ato da leitura.

Desejo colocar minha conta em débito automático. Qual o procedimento?

O SAAE sempre comprometido em oferecer aos consumidores o melhor atendimento e agilidade na solução das demandas, disponibiliza o débito automático. Através dele é possível fazer o pagamento a fatura da conta de água, sem precisar enfrentar filas. Para isso, basta ser cliente de um dos bancos conveniados e solicitar que na data de vencimento o valor seja debitado na conta corrente.

 Atualmente, o SAAE mantém convênio com o Banco Itaú e Banco Bradesco (em Pirapora, situados na Avenida Rodolfo Mallard), Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste (situados na Praça dos Cariris). O usuário precisa entrar em contato com a agência credenciada para solicitar o débito automático, levando uma conta para que o gerente faça o agendamento do débito.

Desejo alterar o nome da minha conta. O que devo fazer?

Somente ocorrerá a alteração da titularidade da conta de água com a apresentação de:

1) Alteração de propriedade/usuário;

2) Cópia Escritura, IPTU ou pelo menos contrato de compra e venda com firma reconhecida;

3) Identidade e CPF.


Em caso de alteração somente de usuário (caso de inquilino):

1) Cópia do contrato de locação com firma reconhecida, Identidade e CPF.

 

É imprescindível toda a documentação para alterações cadastrais, pois para o SAAE é necessário comprovar propriedade do imóvel para trocar o nome do proprietário. Nos casos de aluguel, o inquilino deve apresentar como comprovação o contrato de locação.

Minha conta está cobrando além da média. O que fazer?

01) Fazer pedido de Teste de Vazamento interno: deve ser feito a reclamação antes do vencimento da conta.;

02) Trazer a conta no SAAE para que um servidor faça o teste na residência, (o tempo para execução é de até 5 dias úteis). 

Havendo suspeita de vazamento interno o usuário tem o prazo de até 10 (dez) dias para fazer os devidos reparos nas instalações hidráulicas. Depois dos reparos o usuário deve voltar ao SAAE com a conta em mãos.

Atenção: O SAAE só faz revisão de duas contas a cada 12 meses (art. 118 Regulamento).

Desejo mudar o padrão de água de lugar. O que fazer?

Primeiramente, o usuário precisa saber se vai utilizar a mesma caixa protetora de hidrômetro ou não. Se for trocar, solicitar que seja chumbada no muro a +/- 70cm de altura do nível da calçada.  Depois, o fiscal fará a vistoria no local e se aprovado, será programado com a equipe da manutenção a execução do pedido. Caso não for preciso fazer a troca da caixa protetora já será feito imediatamente a programação com a equipe da manutenção para execução do pedido.

Porém, antes de trocar a caixa é preciso que um servidor do SAAE compareça ao local e efetue o desligamento temporário. Em seguida, o usuário deve preparar a retirada da caixa, tendo um pedreiro à disposição e após a troca o servidor do SAAE volta e religa.

Solicitei o desligamento do meu hidrômetro. Por que no mês seguinte foi gerada conta para pagamento?

Essa situação pode ocorrer quando a data do pedido de desligamento for posterior à data de leitura, gerando faturamento da data de leitura até a data de desligamento se houver consumo neste período, ou se, a água permanecer ligada dentro de um novo período de leitura.

Como solicitar a religação da água após um desligamento a pedido?

O hidrômetro de sua residência só será religado a pedido desde que ele também tenha sido desligado a pedido.  O usuário deve comparecer pessoalmente no atendimento do SAAE/Pirapora portando RG e CPF, e assinar requerimento do pedido de religação. O pedido do religação é feito exclusivamente de forma presencial, não sendo possível fazer a solicitação por telefone. 

Como solicitar o desligamento do hidrômetro da minha residência?

Se o usuário vai ficar algum tempo sem utilizar água, este poderá pedir para desligar o hidrômetro de sua residência. Não é possível fazer o pedido de desligamento por telefone, pois, tal solicitação só é feita através de requerimento devidamente assinado no atendimento.  O usuário também não pode ter débito vencido, e, dependendo da data do último consumo, poderá ser faturada uma ou mais contas.

Minha água foi cortada por falta de pagamento. Como solicitar a religação?

Após o pagamento da conta atrasada (mais de 30 dias de vencida) comprovar o pagamento no próprio atendimento do SAAE e solicitar a religação. Importante informar que além dos 30 dias de vencimento o usuário é notificado conforme preceitua a Lei 11.445/2007 (Lei Saneamento) sobre a falta de pagamento, através da Notificação Extrajudicial que vai anexa à(s) conta(s) posterior(es) à(s) já vencida(s).

É possível fazer a solicitação pelo telefone, porém, o usuário tem que deixar  a(s) conta(s)  dentro do padrão para conferência. Na impossibilidade, caso no dia seguinte não se confirme o pagamento em questão a água será cortada novamente.

O que é preciso para requerer a limpeza de fossa?

Esse pedido deve ser realizado mediante requerimento assinado pelo usuário. Além disso, é preciso trazer RG, CPF e Conta de água. Esse pedido não pode ser feito por telefone.

Para que seu pedido de limpeza de fossa seja executado é preciso atender às seguintes normas:

01) O usuário deve perfurar uma abertura de 20 cm na tampa da fossa;

02)  Deverá haver alguém no local para atender o pessoal do SAAE.

Atenção: O não cumprimento do disposto acima impede o andamento da limpeza de fossa, não sendo assim o serviço executado.

Expecificações do serviço:

 A mangueira do equipamento possui 25 metros de comprimento;

 O equipamento possibilita remover somente os resíduos líquidos.  A parte sólida não é removida;

 A capacidade do caminhão é de 6.500 litros.

Para que serve o hidrante?

O hidrante é um dispositivo interligado à rede pública de abastecimento de água destinado a combater incêndios. Ele é utilizado exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros.

Para que servem os reservatórios do SAAE?

Eles têm a finalidade de garantir o suprimento de água nas horas de maior consumo (pico de consumo), isto é, entre 10 e 14 horas e entre 17 e 21 horas, como também de permitir a continuidade do abastecimento, por algumas horas, no caso de reparos e manutenções das linhas adutoras que os alimentam.

Eu posso usar minha caixa d’água para reservar água de fonte alternativa?

Não, caso a sua residência estiver ligada à rede pública do SAAE, uma vez que o SAAE garante a qualidade da água produzida e distribuída por ele.  A mistura da água de outras fontes pode contaminar a água potável.

Por que, às vezes, na minha casa a água chega barrenta ou com coloração amarelada ou marrom?

Geralmente, durante os reparos das redes, parte da terra resultante das escavações, pode, acidentalmente, adentrar pela tubulação. Quando da conclusão do reparo, esse barro é levado pela água podendo adentrar indistintamente nas residências próximas. Em tais situações o SAAE sempre mantém as descargas de rua abertas acelerando a lavagem das redes, até se constatar a clarificação da água. De qualquer forma, o cloro presente na água garante a desinfecção, sem riscos à saúde da população.

Por que, às vezes, a água da minha casa sai esbranquiçada da torneira?

Muita gente relaciona a coloração esbranquiçada da água com a dosagem adicional de cloro ou ar na rede. Isto não é verdade. A água esbranquiçada é motivada pela presença de microbolhas resultantes da pressão da água na tubulação, no instante da abertura da torneira. Se você deixar essa água num copo por um ou dois minutos, ela volta a ficar incolor e transparente.

 O SAAE presta serviços de limpeza de caixas d’água?

O SAAE não presta este tipo de serviço, mas divulga informações explicativas para que os proprietários dos imóveis executem esse serviço. A equipe do SAAE também pode prestar esclarecimentos e tirar dúvidas para a realização deste serviço.

 ❓ A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?

O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).

A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa d’água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa d’água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada.

 ❓ A água de qualquer torneira de minha casa é segura para se beber e fazer comida?

O SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro).

A manutenção da qualidade da água nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa d’água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa d’água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada.

 ❓ Para que serve a caixa d’água?

A caixa d’água ou reservatório doméstico tem duas finalidades: uma delas é “quebrar” a pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento de água pelo SAAE por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.

 ❓ Como é feito o controle da qualidade da água potável em Pirapora?

O controle da água potável em Pirapora é feito pelo SAAE nos laboratórios que ficam junto às Estação de Tratamento de Água, na Seção de Controle e Garantia da Qualidade da Água e Esgoto Tratado e laboratórios externos credenciados. Todo controle começa na própria Estação, onde todas as fases do tratamento são monitoradas por meio de análises nos laboratórios e por meio de equipamentos que fazem análises de diversos parâmetros. Nas redes de distribuição de água, o SAAE faz mensalmente a coleta de amostras em cerca de 80 pontos da cidade para análises físico-químicas e bacteriológicas. Ao final de cada mês, é elaborado um relatório que é encaminhado para as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, que por meio da Vigilância Sanitária. A água bruta do rio São Francisco também é monitorada nos laboratórios do SAAE e em laboratórios externos credenciados, onde são analisados diversos parâmetros de acordo com a Resolução nº 357 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

 ❓ Qual a legislação que controla a qualidade da água potável?

No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pela normatização dos parâmetros característicos da água potável. Hoje essa normatização é feita através da Portaria 2914/2011. Nessa portaria estão apresentados todos os parâmetros físicos, químicos, biológicos e organolépticos obrigatórios de análises, suas concentrações máximas permitidas em água potável, bem como freqüências, quantidades e locais de amostragens. O SAAE de Pirapora obedece rigorosamente os dispositivos da Portaria 2914 do Ministério da Saúde.

 ❓ O que é água potável?

Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas e organolépticas em conformidade com a legislação específica (Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde). Uma água potável não deve ser confundida com água pura ou água limpa. Água pura só pode ser fabricada em laboratório através de processos de destilação. Por outro lado, a água limpa que nós chamamos popularmente de cristalina, não é suficiente para ser considerada potável. Por mais que ela seja cristalina, podem existir muitos microrganismos, invisíveis a olho nu, que podem causar doenças.

 ❓ Por que a água do rio São Francisco deve ser tratada para ser consumida?

As águas de superfície estão expostas às intervenções humanas na bacia hidrográfica, como pecuária e agricultura. Além disso, o arraste de materiais sólidos, como terra, areia e folhas para dentro do leito dos córregos e rios pela ação das chuvas e da própria velocidade da água, traz diversos tipos de agentes patológicos presentes no solo (como bactérias e fungos) para a água, tornando-a imprópria para o consumo humano sem tratamento.

 ❓ De onde vem a água que o SAAE distribui à população de Pirapora?

A água potável distribuída à população de Pirapora vem do rio São Francisco. A água captada do rio é bombeada para as Estações de Tratamento de Água (ETA I e ETA II) onde é tratada para depois ser distribuída à população.