HISTÓRIA DO SAAE

Serviço Autônomo de Água e Esgoto

O SAAE tem como missão garantir a universalização da prestação de serviços de abastecimento de água e, em breve, do esgotamento sanitário de Pirapora, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população e assegurando bem-estar social, colaborando com o impulso ao desenvolvimento sustentável do município, investindo no crescimento socioeconômico, com postura socialmente responsável e ecologicamente correta, promovendo a saúde pública e preservando o meio ambiente. 

História do SAAE

Processo de Instalação:

Implantado em 1913 o serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Pirapora SAAE iniciou o processo de instalação em 31 de outubro de 1911, em acordo firmado pelo agente do executivo municipal de Curvelo, cônego Francisco Xavier  de Almeida Rolim, e José Sans, pois Pirapora ainda não havia sido emancipada.  

Concessão do serviço pela CIVP:

m 1918 à Companhia Indústria e Viação de Pirapora (CIVP), por contrato assumiu a concessão do serviço de abastecimento por um período de 25 anos. 

Primeiras Intervenções:

 Em 1952 foram feitas as primeiras intervenções com bases técnicas para o equacionamento de abastecimento de água  da cidade. Na época o sistema de captação era feito através de dois poços tipo amazonas, com vazão de 20 litros por  segundo, para atender uma população de 15 mil habitantes.

Convênio com a Fundação Nacional de Saúde:

Em 1953, o município assinou convênio com a Fundação SESP, atual Fundação Nacional de Saúde (FNS) e passou a   ser responsável pelo abastecimento de água, instituindo como Autarquia Municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através da Lei nº 145 de 22 de abril de 1954 e reestruturada pela Lei nº 403 de 18 de março de 1964.

Projeto de estação de tratamento de água:

Em 1957 foi desenvolvido o projeto de uma estação de tratamento de água com aumento da capacidade nominal para 35 litros por segundo. 

Desenvolvimento do projeto ETA:

No final da década de 1950, estava em curso o Programa de Participação Mútua Brasil-Estados Unidos que desenvolveu o projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

Processo de modernização administrativa na Autarquia:

Em 1995, iniciou o processo de modernização administrativa na Autarquia, redimensionando as atividades e atribuições dos diversos setores, criando flexibilidade administrativa e viabilizando treinamentos para servidores.

Implantação do Plano de Cargos e Salários e os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional:

A partir de 1997, deu início a discussão sobre o Plano de Cargos e Salários que foi implantado em 1998 atendendo assim à demanda do SAAE. Em 2003 foi feita uma revisão do PCS devido às expectativas de mercado de trabalho e competitividade do nosso sistema no setor de saneamento.

Também foram implantados os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).


Plano Diretor de Abastecimento de Água

Em 1996, o SAAE elaborou o Plano Diretor de Abastecimento de Água.

Convênio de parceria com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco

Em 1996 foi firmado convênio de parceria com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco para cooperação técnica e formação dos servidores do SAAE nos cursos técnicos em Eletrotécnica, Informática e Química e Automação.

Projeto de modernização da ETA I :

Em 1997 foi feito projeto de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA 1); também em 1997, o SAAE chega a meta de 100% de abastecimento das residências do município.

Incorporação da capacidade produtiva ao patrimônio e implantação de curso na sede da Autarquia:

Em 1998, o SAAE incorporou ao seu patrimônio a capacidade produtiva das instalações que pertenciam à COPASA no Distrito Industrial, interligando os dois sistemas de abastecimento de água.

Ainda no ano de 1998, o SAAE com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da 30º Superintendência Regional de Ensino implanta na sede da Autarquia o curso Regular de Suplência do Ensino Fundamental- 1º a 4º Série, intitulado "Projeto Alfabetizar", com projeto pedagógico desenvolvido pelo SESI/FIEMG, certificando em Julho de 2001, a conclusão do Ensino Médio(2º grau) todos os servidores do SAAE.

Plano Diretor de Esgoto Sanitário do Município:

Em 1998, foi elaborado O Plano Diretor de Esgoto Sanitário do Município, com alcance até o ano de 2020, contendo: os projetos básicos e executivos das unidades de coleta e tratamento dos esgotos sanitários; e o Plano de Controle Ambiental e licenciamento ambiental pelos órgãos competentes (COPAM e o IBAMA).

Ampliação e modernização da ETA I:

Em 1998, o SAAE realizou reforma, ampliação e modernização da ETA I (Estação de tratamento de Água).

Substituição dos registros de retrolavagem:

Em 1999, a Autarquia inicia a substituição dos registros de retrolavagem de abertura mecânica para abertura eletrônica.

Implantação do Projeto "Beija-flor" e interligação da ETA II :

No ano de 2001, o SAAE implantou o Projeto de Educação Ambiental "Beija-Flor" nas escolas públicas do município de Pirapora.

Também em 2001, um marco para o SAAE foi a interligação da ETA II ao sistema de abastecimento da parte alta da cidade, realizando reforma, ampliação e modernização da captação da ETA II, ampliando de 45 l/s para 150 l/s.

Revisão e adequação do Plano Diretor de Abastecimento de Água do município :

O SAAE em 2002 fez a revisão e adequação do Plano Diretor de Abastecimento de Água do município. Este novo plano tem alcance de projeto de 20 anos e já engloba todo o tratamento e distribuição de água do Distrito Industrial.

Mudanças na sede administrativa:

Em 2002 foi feito reforma, ampliação e modernização da sede administrativa.

Implantação da 2º etapa da reforma da casa de bombas:

Em setembro de 2002, foi implementada a 2ª etapa da reforma da casa de bombas com o remanejamento e estruturação dos conjuntos de motobombas, as instalações elétricas foram substituídas (soft-starter em substituição a chave de partida manual) e alocadas em local mais seguro e operacional.

Iniciação do site e investimento para melhoras no Laboratório bacteriológico:

Em 2003, o SAAE colocou no ar seu site www.saaepirapora.com.br, para prestar serviços e informações à população.   

No mesmo ano foram feitos investimentos para a modernização do Laboratório bacteriológico com a aquisição de novos equipamentos.

Recebimento da Outorga:

Em 2004, o SAAE recebeu a Outorga, de direito de uso dos recursos hídricos para a captação de água e lançamento de efluentes tratados no rio São Francisco, para o abastecimento público e esgotamento sanitário, emitido pela Agência Nacional de Águas –ANA- através da Resolução nº 370, de 28 de junho de 2004.

Inauguração da estação de tratamento de esgotos sanitários:

Em 1º de junho de 2008 foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários. 

Incorporação de serviços de limpeza e manejo de resíduos sólidos:

Em 2011, foi incorporado ao SAAE Pirapora os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no rol de suas atribuições. 

Substituição e ampliação de abastecimento de água no bairro Sagrada Família:

Ainda em 2011, o SAAE substituiu e ampliou a rede de abastecimento de água do bairro Sagrada Família.

Construção da estação Elevatória de Água  e substituição a rede adutora da ETA II:

Em 2012, foi construída a estação Elevatória de Água Tratada no bairro Nova Pirapora e substituiu a rede adutora da ETA II interligando as redes da parte alta da cidade.

Substituição e incorporação das redes de água no bairro Santo Antônio :

Em 2013, começou a substituição das redes de água no bairro Santo Antônio, incorporando também as atividades de drenagem de águas pluviais.

Conclusão do projeto de construção de rede adutora e casa de bombas :

Em 2014, o SAAE concluiu o projeto de construção da rede adutora e casa de bombas, para melhorar o abastecimento de água no bairro São Geraldo e nos novos conjuntos habitacionais.

Iniciação da operação de nova célula no aterro sanitário:

No mesmo ano, iniciou-se a operação de uma nova célula no aterro sanitário, garantindo o adequado manejo dos resíduos sólidos.

Atual sistema:

O atual sistema do SAAE vai sendo gradativamente modernizado, com a renovação de suas instalações, substituição de equipamentos e automação de todo o sistema, o que vem permitindo um tratamento dentro dos mais rígidos controles de qualidade, com mais de 20 mil ligações de água, produzindo cerca de 455 mil metros cúbicos por mês e uma distribuição de água para 100% da população de Pirapora.

Missão, Visão e Valores

Missão

Garantir a universalização da prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário de pirapora, assegurando bem-estar social, colaborando com o desenvolvimento sustentável do município, investindo no crescimento socioeconômico, com postura socialmente responsável e ecologicamente correta.

Visão 

Autarquia integrada e comprometida com a sociedade, investindo sempre na inovação, no empreendedorismo e na superação de desafios, tornando-se competitiva e referência no desenvolvimento de pesquisas e na aplicação das novas tecnologias de gestão, buscando a excelência no setor de saneamento.

Valores 

Os valores do SAAE fundamentam-se na busca constante do aprimoramento dos serviços prestados aos usuários de Pirapora. Comprometimento e responsabilidade social com a população. Além de atendimento a todos de forma cortês, honesta e transparente.

O meio-ambiente é tratado com cuidado e atenção especial, por meio de monitoramentos sistemáticos que tem por objetivo garantir sua segurança e perpetuação durante as gerações vindouras.

Organograma

🟨 Diretoria 

Diretor: Patrick Cláudio Nascimento Valim

🟩 Diretoria Adjunta

Diretor Adjunto: __

🟩 Diretoria Jurídica 

Diretor jurídico: Danilo Burle Carneiro de Abreu

🟩 Controle Interno 

Controlador interno: Izabela Leite Ferreira

 🟩Diretoria Administrativa e Financeira

Diretor Administrativo Financeiro: Renan César Alves da Paixão

🟦 Seção de Material e Patrimônio 

Chefe de seção: Suellen Nascimento Bezerra

🟧 Encarregado dos serviços de Almoxarifado e Patrimônio

        Carlos Eduardo Antunes de Castro

🟧 Encarregado dos serviços de Transportes e Controle de Frota

        Lucas Souza de Pietra

🟦 Seção de Licitações e Contratos 

Chefe de seção: Gizelma Maria de Alencar Coelho

🟦 Seção Comercial

Chefe de seção:  Alcinei Alves de Souza

🟧 Encarregado dos serviços de Contas e Consumo

         Carlos Leonardo da Silva Sales Ferreira

🟧 Encarregado dos serviços de Dívida Ativa

        Renata Celestino Nobre

🟦 Seção de Recursos Humanos e Apoio Administrativo

Chefe de seção:  Joaquina Pereira da Silva Fernandes

🟧 Encarregado dos serviços de Secretaria

        Oremíria Santos Cardoso

 🟦 Seção Financeira 

Chefe de seção: Farley Norberto Alves Durães

 🟩 Diretoria Operacional 

Diretor Operacional: Ênio Franco Agapito Rosa

🟦 Seção de Manutenção e Expansão de Redes de Água

Chefe de setor: Marcelo Leonardo Ferreira Mainarte

🟧 Encarregado dos serviços de Corte e Religação

         José Roberto Cardoso

🟦 Seção de Manutenção e Expansão de Redes de Esgoto Sanitário

Chefe de setor: Leidson Luiz Dias Marinho

🟧 Encarregado dos serviços de Expansão de redes de Esgoto Sanitário

         Welton dos Santos Rodrigues

🟦 Seção de Tratamento de Água e Esgoto Sanitário

Chefe de seção: Ana Maria dos Santos Magalhães

 🟧 Encarregado dos serviços de Tratamento de Esgoto

         Deusdete Veras da Silva Junior

 🟧 Encarregado dos serviços de Controle da Qualidade da Água e Esgoto Sanitário

         __

🟦 Seção de Oficina Eletromecânica 

Chefe de seção: Marcelo Lacerda Rocha Junior

🟦 Seção de Manejo de Resíduos sólidos 

Chefe de seção: Inácio Gabriel Rodrigues da Cruz

🟧 Encarregado dos serviços de Coleta e destinação de Resíduos Sólidos

         Vilson Rodrigues Pereira

 🟩 Diretoria de Planejamento e Projetos 

Diretor de Planejamento e Projetos: Edmundo Figueiredo Esteves Pires

 🟩 Seção de Ouvidoria e Qualidade 

Chefe de seção: Lucas Diniz Ferreira

 🟩 Seção de Comunicação 

Chefe de seção: Adriana Gonçalves Menezes