INFORMAÇÕES TÉCNICAS: RESÍDUOS SÓLIDOS

Coleta seletiva

O município de Pirapora considera de extrema importância o trabalho das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, assim como dos catadores autônomos, que recolhem esses resíduos do meio ambiente e com a venda dos mesmos garantem o seu sustento.

Recuperar os materiais recicláveis significa permitir o aumentando da vida útil do Aterro Sanitário Municipal; redução dos custos de gestão e de manejo de resíduos sólidos aos cofres públicos; a transformação dos mesmos em nova matéria prima, reduzindo a exploração de recursos naturais; o fortalecimento de organizações sociais, permitindo a inclusão e a integração de novos componentes; a melhoria das condições de limpeza e de salubridade dos espaços públicos.

A realização da coleta seletiva por organizações da sociedade civil pode ser muito mais eficiente, considerando o interesse mútuo da atividade, pois, quanto mais resíduo reciclável recuperado, maior a atividade de processamento, e consequentemente a geração de trabalho e renda para seus membros.  

Um estudo gravimétrico realizado em resíduos sólidos coletados em alguns bairros de Pirapora mostra o potencial que o município possui para a reciclagem.

A média diária de resíduos sólidos coletados no âmbito do município é de, aproximadamente, 32 toneladas, com base no ano de 2022.

De acordo com a literatura especializada, 30% desse total é passível de ser reciclado, o que corresponde a 9,6 toneladas de recicláveis por dia. 






Coleta convencional

Entende-se por coleta convencional, a que recolhe os resíduos domiciliares, comerciais e o conjunto de atividades concernentes ao recolhimento de todos os resíduos sólidos produzidos em edificações residenciais, comerciais e prédios públicos, bem como, seu transporte de forma adequada para o Aterro Sanitário de  Município de Pirapora-MG.

Os resíduos deverão ser acondicionados em volumes de até 100 (cem) litros, compreendendo resíduos: domiciliares e comerciais; sólidos e compactáveis; de materiais de varreduras; originários de estabelecimentos públicos institucionais e/ou de prestação de serviços comerciais considerados comuns. Serão excluídos dos serviços de coleta de resíduos domiciliares e comerciais os seguintes tipos de resíduos: 

Troncos, galhos e outros resíduos gerados na poda de árvores e manutenção de jardins, de residências particulares sem o acondicionamento correto, volume e peso acima do permitido. Resíduos provenientes dos diversos serviços de saúde, inclusive os alimentares provenientes de refeições servidas aos pacientes, bem como, resto de preparo de alimentação.



Composição gravimétrica dos resíduos sólidos de Pirapora

Papel, papelão, plástico, óleo vegetal e garrafas de vidro são coletados regularmente pela Associação e/ou Cooperativa, assim como pelos catadores autônomos. Para participar da coleta seletiva, basta separar esses materiais em sacos distintos dos de lixo orgânico.

A coleta seletiva ocorre no mesmo dia e um pouco antes do horário da coleta convencional. Por exemplo, se o caminhão da coleta convencional passa na sua rua por volta das 20 horas, a coleta seletiva passará por volta das 19 horas.

O óleo vegetal usado pode ser acondicionado em garrafas de plástico ou recipientes similares e deixado junto aos demais resíduos recicláveis.

É importante ter um cuidado especial com as garrafas de vidro, que devem estar inteiras e intactas para evitar acidentes com os coletores da coleta seletiva. Essas garrafas devem ser deixadas junto aos outros materiais recicláveis. No entanto, garrafas e vidros planos quebrados, como espelhos e janelas, devem ser embalados em papel e/ou papelão, evitando acidentes com os coletores. Esses vidros quebrados podem ser descartados junto ao lixo convencional, pois Pirapora ainda não recicla esse tipo de vidro.

Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é composto por pilhas, baterias, telas, computadores e periféricos, smartphones, etc, ou seja, produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e pilhas descarregadas que devem ser corretamente descartados. 

Na maioria das vezes, esses produtos são jogados no lixo comum ou ficam esquecidos em alguma parte da casa, porém eles podem ser reciclados, ou seja, podem ser transformados em outras matérias-primas em vez de ser colocados em aterros sanitários.

Geralmente, os componentes dos aparelhos elétricos e eletrônicos são feitos de plástico, vidro, metais, entre outros materiais. No processo de reciclagem, os equipamentos descartados pela população são desmontados e as partes transformadas em matéria-prima para a indústria. 

O lixo eletrônico deve ser destinado até o SAAE (Avenida Salmeron, 255 ou na avenida José Patrus de Souza, n° 8, Distrito Industrial), além dos parceiros locais que também recebem este tipo de material.