INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O rio São Francisco é a única fonte de captação do Sistema de Abastecimento de Água de Pirapora.

Atualmente existem duas estações de tratamento de água, a ETA I localizada no centro da cidade que opera com uma vazão média de 120 litros/seg e a ETA II, localizada no Distrito Industrial, que opera com uma vazão média de 160 litros/seg.


Estação de Tratamento de Água I 

Para a ETA I a tomada d`água é feita através de um canal de derivação aberto em rocha no leito do rio São Francisco, próximo à Ponte Marechal Hermes. O Sistema de Adução é constituído por um canal fechado de alvenaria de tijolos e pedras, que estende-se do ponto de tomada d`água até a estação elevatória de água bruta, próximo à ETA I, sendo que seu escoamento é por gravidade. A ETA I, cujo tratamento de água convencional, é composta das seguintes unidades: Uma casa de química (Laboratório Físico-Químico), duas Calhas Parshall, dois conjuntos de floculadores do tipo COX, quatro decantadores tipo piscina, quatro filtros rápidos descendente, um tanque de contato (semi-enterrado com 40m³ de volume) e um reservatório de água de lavagem (elevado com capacidade de 57m³). 

Estação de Tratamento de Água II  

A captação de água para a ETA II é flutuante utilizando uma balsa com um conjunto moto-bomba. A adução é feita por bombeamento utilizando a tubulação em ferro fundido DN 500, que se estende do ponto de tomada d`água até à ETA II, percorrendo uma distância de, aproximadamente, 1.100 metros. A ETA II é composta por uma unidade com tratamento convencional, mas devido a problemas estruturais, foi desativada, sendo implantada ao seu lado, uma unidade pré-fabricada em chapa de aço com capacidade final de 160 litros/seg, sendo dois módulos de 80 litros/seg. Da unidade antiga está sendo aproveitado o edifício com a casa de química, os reservatórios (enterrado com capacidade de 1.000m³) e elevado (capacidade de 375m³). A ETA metálica pré-fabricada em painéis modulares de chapa de aço, funciona por gravidade e é composta por: Calha Parshall, câmara divisora de vazão, floculadores hidráulicos do tipo “Alabama”, decantadores de fluxo laminar com placas paralelas, bateria de filtros rápidos com funcionamento por gravidade do tipo auto-laváveis.

Estação Elevatória de Água Tratada, Reservação e distribuição 

A segunda unidade de recalque de água tratada está localizada junto à ETA II, succionando diretamente do reservatório enterrado e tem duas elevatórias e três conjuntos moto-bomba.

O sistema de abastecimento de água de Pirapora possui cinco reservatórios em operação. A rede de distribuição de água conta hoje com, aproximadamente, 270 Km de rede com diversos diâmetros e 19.435 ligações domiciliares. Abastecendo 100% da população urbana do Município. 


Alternativas de Abastecimento de Água 

Os sistemas ETA I e ETA II encontram-se interligados através da rede de distribuição, proporcionando uma flexibilidade, através de registros de manobra, no abastecimento de água do município de Pirapora.

Não existem interferências a outros usuários decorrentes das derivações já implantadas, uma vez que, a vazão média captada (280 litros/seg) é insignificante, quando comparada com a vazão média do rio São Francisco em Pirapora, ou seja, 740.000 litros/seg.